A prática regular de atividade física é amplamente reconhecida por seus efeitos positivos na saúde física e mental. Diversas pesquisas científicas destacam os múltiplos benefícios associados à incorporação de exercícios na rotina diária. A seguir, enumeramos cinco desses benefícios, respaldados por estudos recentes e opiniões de especialistas.
1. Fortalecimento do sistema imunológico
A atividade física moderada fortalece o sistema imunológico, tornando-o mais eficaz na defesa contra patógenos. Segundo o professor José Carlos Farah, da USP, “a prática regular da atividade física previne fatores de riscos de doenças crônicas”, e contribui para “o aumento dos linfócitos, ou seja, das células de defesa que cumprem a função de combater e destruir agentes patogênicos”.
2. Melhoria da saúde mental
Exercícios físicos têm impacto positivo na saúde mental, ajudando a reduzir sintomas de depressão e ansiedade. O psiquiatra Matias Carvalho, preceptor da Residência em Psiquiatria do Hospital de Saúde Mental Professor Frota Pinto (HSM), da rede pública da Secretaria da Saúde do Ceará, destaca que “a atividade física ajuda no efeito da medicação, da terapia, atuando de forma complementar nesses casos”.
3. Melhoria da qualidade do sono
A prática regular de exercícios físicos está associada a melhorias na qualidade do sono. Segundo Matias Carvalho, “quem pratica esporte regularmente costuma perceber a sensação de bem-estar que os exercícios físicos proporcionam, na medida em que garantem maior energia, sono mais tranquilo e melhora da memória”.
4. Redução do risco de doenças crônicas
A atividade física regular contribui significativamente para a prevenção e controle de doenças crônicas não transmissíveis, como doenças cardiovasculares, diabetes tipo 2 e certos tipos de câncer. Segundo a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), “a atividade física contribui para a prevenção e manejo de doenças não transmissíveis como doenças cardiovasculares, câncer e diabetes”.
5. Aumento da longevidade
A prática regular de exercícios físicos está associada a uma maior expectativa de vida. Estudos indicam que níveis moderados de exercício físico estão correlacionados com a prevenção do envelhecimento e melhoria da qualidade de vida, reduzindo o potencial inflamatório .
Deixe um comentário